Cineclube VIVA promove exibição de filmes, palestras e apresentações artísticas no Tororó, em Salvador

Evento acontece dia 04 de outubro de 2025 (sábado), às 18h30, com entrada gratuita

A *Escola Viva de Audiovisual (EVA)* promoverá, no dia 04 de outubro (sábado), às 18h30, o *Cineclube VIVA*, um encontro dedicado à valorização do audiovisual baiano e brasileiro. Na ocasião, será exibido o filme ‘Olho de Boi’, da produtora Plano 3 Filmes e distribuidora Olhar Filmes. Após a sessão, ocorrerão apresentações artísticas e bate-papo com a equipe do filme. O evento acontecerá na Quadra Poliesportiva do Tororó, em Salvador. A entrada é gratuita.

Para um dos diretores e docentes da EVA, Aldren Lincoln, “a Escola Viva fortalece a educação e a cultura do Tororó ao oferecer formação audiovisual gratuita na própria comunidade. Essa presença facilita o acesso, garante a permanência e incentiva a produção de projetos que dialogam com as pessoas e histórias da localidade. É uma oportunidade de experienciar o bairro em suas múltiplas camadas sociais, econômicas, políticas e culturais, atualizando, com o audiovisual, as próprias histórias de vida e a de outras pessoas”, afirma.

Realizado ao ar livre, o Cineclube VIVA tem o objetivo de fortalecer a economia criativa da comunidade do bairro do Tororó, aproximando o público das pessoas que realizam as obras audiovisuais. A ideia é ampliar as reflexões sobre os caminhos do audiovisual, da produção à difusão. “Ao propor uma Escola Viva de Audiovisual, estamos interessados num processo formativo, concatenado com as urgências das pessoas estudantes, com as problemáticas que as atravessam e com assuntos que tratem do que emerge em suas comunidades. Uma escola que se movimenta e se atualiza no seu fazer”, reflete Gil Amorim, também diretor e docente da EVA.

*Sobre o projeto*

O Projeto Sociocultural Escola Viva de Audiovisual (EVA) nasce da colaboração entre profissionais da área cultural que acumulam mais de 20 anos de experiência em artes, pedagogia e gestão. Seu objetivo é fortalecer a economia criativa em comunidades periféricas no bairro do Tororó, localizado na capital baiana, por meio da criação de uma Escola de Audiovisual.

Com uma abordagem pedagógica decolonial, interdisciplinar e emancipatória, a matriz curricular do Curso de Audiovisual da EVA é fundamentada em referências teórico-estéticas latino-americanas, visando fortalecer as identidades locais e promover a criação de narrativas que combatam preconceitos, discriminações e desigualdades que historicamente afetam o público-alvo do projeto.

Contemplando 20 pessoas das comunidades vizinhas ao Tororó, o curso acontece na Sede do Bloco Apaxes, apoiador institucional do projeto. O público da Escola Viva de Audiovisual inclui prioritariamente pessoas negras, LGBTQIPNA+, indígenas, com deficiências e mulheres, a partir de 18 anos, com ênfase nas pessoas estudantes ou oriundas de escolas públicas estaduais.

As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de três horas cada. Como parte do processo formativo, a Escola Viva de Audiovisual (EVA) incluirá atividades extracurriculares que enriquecerão os conteúdos dos componentes regulares e proporcionarão experiências práticas às pessoas estudantes. Nesse contexto, serão realizadas quatro palestras, uma mostra de audiovisual e a criação de um canal de TV Digital no YouTube para exibição das palestras, em formato de videocast.

*Sobre as palestras*

Com temas como ‘Redes Sociais e Acessibilidade para o Audiovisual’, ‘Estratégias de Criação de Conteúdos’, ‘Edição e Escrita Criativa para Roteiros’ e ‘Composição Sonora’, quatro pessoas especialistas convidadas com reconhecida expertise em áreas que dialogam com a matriz curricular, irão tratar de assuntos relacionados ao audiovisual. O objetivo é ampliar as perspectivas críticas, criativas e técnicas das pessoas estudantes e participantes acerca do audiovisual.

Esse projeto tem realização da Olho de Boi Produções Culturais, coordenação e docência de Aldren Lincoln e Gil Amorim, apoio institucional do Bloco Apaxes do Tororó e participação das pessoas convidadas Amanda Soares e Átila Santana.

*Serviço*

*Cineclube Viva*
*Onde:* Quadra Poliesportiva do Tororó, em Salvador
*Quando:* Dia 04 de outubro de 2025 (sábado), às 18h30
*Quanto:* Gratuito

*Foto:* Aldren Lincoln

_INFORMAÇÕES À IMPRENSA_
*Assessoria de Imprensa*
Jornalista Ana Paula Nobre
SRTE-BA 3638

Preencha o formulário e cadastre-se