Flicacau 2025
Mata Atlântica será protagonista do evento que irá agitar a cultura do sul da Bahia no final de novembro.
De 27 a 29 de novembro, o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, no sul da Bahia, vai receber a primeira Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau). Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta. A FliCacau é promovido pela Seneh Comunicação & Projetos, e o evento terá a Mata Atlântica como tema central.
A cabruca, o sistema agroflorestal que ajudou na conservação da Mata Atlântica, também será personagem central da Festa. “A cultura literária da região quase sempre toma o cacau, suas histórias e o imaginário desse povo como tema e faz do passado uma forte presença, entendendo que o futuro também precisa ser forjado”, explica Dinalva Melo, uma das curadoras do evento, chamando atenção para o compromisso socioambiental da Flicacau.
Mais do que um momento festivo, a Flicacau propõe olhar cuidadoso sobre a Mata Atlântica e sua importância para toda a região, como ativo ambiental, berço da cacauicultura na Bahia e vínculo profundo com o imaginário da civilização grapiúna. O objetivo é mostrar, por meio de diversas linguagens, a relação direta a força da mata e a sustentabilidade dos modos de ser da região cacaueira, com seus expoentes culturais.
ESPAÇOS.
A Flicacau 2025 terá como palco principal o Espaço Jorge Amado, em homenagem ao escritor itabunense, considerado um dos maiores mestres da literatura de todos os tempos. As outras atrações de destaque vão ocupar os espaços Juventudes e Flicauzinha, este último dedicado às infâncias.
O evento também vai dar destaque à produção de escritores baianos/brasileiros, a editoras parceiras, expositores de diversos produtos e à gastronomia, além do Espaço Bahia Literária, com a Casa do Governo. As atrações e a programação completa da Flicacau serão divulgadas em breve.
Festa Literária da Região Cacaueira tem patrocínio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Itabuna.
Fábio Costa Pinto jornalista Mtb 33.166/RJ – Divulgação.