Cantora e compositora, sobrinha neta do mestre do choro, fortalece o protagonismo feminino na música brasileira.
Entre os dias 15 e 20 de agosto, a cantora e compositora Paula Esteves desembarca em terras baianas para uma série de ações de divulgação do seu novo projeto autoral Baianocas.
Natural do Rio de Janeiro e herdeira de uma linguagem musical de peso – é sobrinha neta de um dos maiores mestre do choro brasileiro – Paula Esteves une talento nato, sensibilidade artística e consciência histórica para dar voz às mulheres no samba com uma identidade autêntica e na presença marcante, Paula representa a essência da mulher carioca contemporânea: forte, plural e profundamente conectada às raízes culturais.
Em Baianocas, ela presta homenagem à influência ancestral das tias baianas, figuras fundamentais na preservação e difusão do samba no Brasil, resgatando suas histórias, saberes e importância no cenário musical.
O projeto Baianocas nasce com o propósito de ampliar a visibilidade de mulheres no samba, promovendo encontros artísticos protagonizados por cantoras, compositoras e instrumentistas do sexo feminino. A proposta é realizar edições bimestrais em Salvador, reunindo um público diverso e engajado em torno da força criativa das mulheres na música.
Mais que um show, Baianocas é um movimento, uma celebração da herança feminina no samba e um espaço de valorização de artistas que apesar de sua relevância, muitas vezes permanecem à margem dos holofotes.
Através de parcerias com bandas e intérpretes locais, Paula pretende estruturar trocas culturais e fortalecer uma rede de apoio e sororidade entre mulheres do cenário musical, unindo passado e presente, memória e inovação.
Sua trajetória é uma reverência à ancestralidade e uma afirmação de potência feminina na arte Brasileira.
A assessoria artística fica a cargo da produtora cultura Rhosy Luna.
[15/08, 13:28] Rosy Luna: Pianista baiano consagrado lança projeto autoral, “Sua Excelência, o piano”, com estreia em setembro na capital baiana.
Natural de Salvador, o pianista foi professor da UFBA, Raimundo Magalhães, é um dos grandes ícones da música instrumental contemporânea, com uma carreira marcada por prêmios de relevância nacional e internacional, títulos acadêmicos de destaque e uma sólida atuação na formação de novos músicos, o artista reúne trajetória, talento e excelência em cada apresentação.
Reconhecido por sua técnica refinada e interpretação sensível, Raimundo Magalhães desliza sobre os teclados com harmonia ímpar, transmitindo ao público a essência de cada peça com notável fidelidade aos autores.
Seu domínio técnico é complementado por uma expressividade que encanta platéias diversas.
Em setembro, em comemoração à chegada da primavera, o artista estreia em Salvador o seu mais novo espetáculo autoral ” Sua Excelência, O Piano” . O espetáculo é uma ode a trajetória do instrumento na música erudita e popular, explorando sonoridades que passeiam entre o clássico e o contemporâneo, com composições autorais inéditas e arranjos exclusivos.
As apresentações acontecerão em espaços de grande acessibilidade, estrategicamente escolhidos para alcançar um público altamente formador de opinião, reforçando o compromisso do artista com a democratização do acesso à música de concerto.
A assessoria artística do projeto está sob a curadoria da produtora cultural Rhosy Luna, que assina a direção artística e acompanha o artista nesse novo e ousado capítulo de sua carreira.
” Sua excelência, O Piano”, promete não apenas exaltar o instrumento, mas reafirmar o lugar do piano e do intérprete baiano no cenário da música instrumental brasileira.