Um dos eventos mais esperados em Salvador não começou ontem, mas em 2012, o ano que os seguidores do calendário Maia acreditavam que era o Fim.Mas para o Sarau da Flor foi o verdadeiro começo.
O Sarau da Flor tem uma característica multicultural, reunindo todas as linguagens artísticas em diversos momentos, contendo artistas consagrados, incentivando novos artistas e fortalecendo trabalhos que vem atuando de forma underground em Salvador e fora da cidade. A poesia se mostra presente em toda parte, os poetas expõem seus livros, fazem performances e leituras dramáticas. Tudo isso regado a entretenimento, um ambiente de natureza viva sempre acompanhado com fina gastronomia.
As edições são premiadas por temáticas, tendo apenas uma versão infantil onde ocorrem oficinas e apresentações com crianças nas temporadas. Nessa 65 Edição o tema central é o Livro de Crys Mendes Terapeuta Integrativa e Sistêmica, Arteterapeuta, Consteladora Familiar, Psicoterapeuta, Reencarnacionista, Poetisa e Escritora, está lançando o seu novo livro: “Fome na alma, nenhuma comida acalma”. Crys atua com várias ferramentas terapêuticas, como: E.F.T, Regressão, Florais, Reiki, Aromaterapia, dentre outras.Graduada e Mestre em Nutrição, Doutora em Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida, atuou como docente da UNEB por mais de 25 anos. Atende como terapeuta individual e grupal. Ministra cursos, palestras e oficinas na área do Autoconhecimento, Espiritualidade e Práticas Integrativas em Saúde. Além desse rico momento do lançamento desse livro, que só de ouvir falar já ocorre grande vontade de devorar essa leitura.Mas não para por aí, teremos música com a argentina Ceci Cora, com a Dupla Emilie Lapa e Nathalyne Santos, e Chá Rize. Com a Poesia em alta teremos nomes como Jorge Carrano, Bruno Black, Cacau Novaes, Ana Mariano, Clarissa Macedo e outros…Performance com dança que Crys convida Marcelo Índio com as dançarinas ciganas Fabiana Fernandes e Lya Azeviche. Performance músical- Poesia com Tôni Carcará , Ametista Nunes e Cia.Pintura ao vivo com a artista plástica talentosíssima Vívian D’ Utra. E exposição de livros, acessórios com Inayá e sabonetes artesanal. A fina gastronomia fica com o Bar e Restaurante Entre Folhas & Ervas que nem consigo falar a respeito sem encher a boca de água só de lembrar as delícias.
A cada edição o Sarau da Flor só melhora e logo no dia 12 de Outubro ocorrerá o Sarau voltado para infância e adolescência com muitas novidade…
O Sarau da Flor é futuro quando vive o edital da coletânea do seu primeiro livro em parceria com a Editora In – finita de Portugal, é presente com essa turma que faz história no agora e também é memória , pois com o tempo O Sarau da Flor passou a acontecer de forma itinerante, levamos o Sarau da Flor também para as escolas. Iniciamos a parceria com a UNIFACS no Evento Fusca ( Festival Unifacs de Sustentabilidade Cultura e Arte) no Teatro Solar Boa Vista em 2015, em seguida em ocorreu o Sarau da Flor em Linden Grundschule (Alemanha- Zehdenick) depois ocorreu uma apresentação em seguida o Sarau da Flor ocorreu na UFBA (Universidade Federal da Bahia)Belas Artes na edição do AFINS , ocorreu uma outra apresentação na Alemanha em 2020 em Bernlolmer Grundschule ,mas dessa vez na capital, em Berlin e seguindo a sequência internacional e da educação uma participação do Sarau da Flor no laboratório Pedagógico e Epistemológico: Pensando América latina na perspectiva Afro-Indígena- Agosto de 2021, realizado pela Pachamamas. ( América Latina).
Com a chegada do COVID19 em Salvador, o isolamento social se fez necessário e desde o ano de 2020 que o Sarau da Flor vem efetuando suas apresentações no formato digital. Foram muitas apresentações e a intensidade nas redes sociais ampliou o número de admiradores e seguidores no Facebook, Instagram e You Tube…Durante a pandemia o Sarau da Flor fez dez anos de existência com muitas novidades e festas on line. O Sarau da Flor realizou um Especial em apoio ao Quilombo dos Macacos e acrescentou a palavra Quilombo, Sarau da Flor do Quilombo , foi lindo!!!E em 2021 mais duas apresentações na Alemanha- Berlin em parceria com a Curanda Instituto, em espaço Cultural e live residencial, segue o baile em 2022 no Recita Bahia no Teatro Gregório de Matos junto com outros Saraus marcantes da cena baiana. Durante a campanha política para presidente o Sarau da Flor fez 5 edições Especiais onde assinou Sarau da Flor Vermelho.
De Setembro do ano de 2023 à Março de 2024 o Sarau da Flor fez uma temporada no Centro Cultural A Casa do Espanto, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo com muito sucesso.
Atualmente segue em temporada no Bar e Restaurante Entre Folhas & Ervas ( 2024, 2025), no bairro da Lapinha, nº15.
O evento cultural Sarau da Flor teve seu início no ano de 2012, no espaço Cultural L7, sempre ocorrendo nos meses de Setembro à Março.
Você já é nosso convidado (a) para fazer parte dessa festa!