Campeão Pan-Americano juvenil ganha oportunidade e disputa torneio internacional de Salvador

Competição começa neste domingo com o qualifying e segue até o dia 4 de outubro

Fotos: João Bonini de marrom (Crédito: Rafael Pignataro), Rafael Ferreira de branco e Quadras no Bahiano de Tênis (Crédito: Divulgação)

O torneio ITF M25 de Salvador (BA), evento internacional profissional da capital baiana, acontece entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro no Clube Bahiano de Tênis, terá a presença de grandes nomes do tênis juvenil brasileiro que vêm dando os primeiros passos no profissional. A competição conta com premiação total de US$ 30 mil, com importantes pontos no ranking mundial da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais. O evento tem entrada gratuita.

João Pedro Bonini, 23º do mundo do ranking até 18 anos, medalha de Ouro no Pan-Americano juvenil, finalista do Banana Bowl, um dos maiores torneios juvenis do mundo, e que disputou Roland Garros e o US Open, vai buscar evoluir no ranking profissional após marcar esta semana seu primeiro ponto no ranking profissional em outro evento jogado em Barueri (SP).

Bonini já disputou vários torneios em Salvador e no Bahiano de Tênis: “Já joguei em Salvador algumas vezes, gosto muito do lugar, sempre que jogo me sinto bem, o Bahiano é um clube incrível, gosto muito das condições. Jogo bem na quadra rápida, acho que vou chegar em um nível muito bom. Queria agradecer ao convite recebido”, apontou o jogador: “Muito feliz com meu primeiro ponto no ranking mundial, semana passada havia batido na trave”.

Outro jovem talento é Gustavo Albieri, 80º do mundo juvenil, que jogou os qualies dos Grand Slams juvenis este ano e foi semifinalista do Campeonato Sul-Americano realizado em Medellin, na Colômbia. Ele foi finalista do Bahias Juniors Cup em 2023: “Quero agradecer o convite para disputar o ITF M25 de Salvador, um torneio muito importante neste momento da minha carreira, em que busco novas experiências e aprendizados no circuito profissional. Salvador tem um significado especial para mim, pois foi aqui que disputei minha primeira final de um ITF Juniors, em 2023. Espero fazer uma grande semana novamente este ano e, quem sabe, conquistar meu primeiro título profissional de simples”, disse.

Rafael Ferreira, de 17 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas sua família é baiana e tem forte ligação com o Clube Bahiano de Tênis. Ele terá a oportunidade de jogar o qualifying através de um convite: “Meu pai Marcos Nascimento Ferreira sempre jogou na Bahia disputando vários campeonatos e ganhou vários títulos também foi um dos diretores do Bahiano, meu tio avô e Marcelo Nascimento também já foi diretor. Então é meio que uma casa para mim. Jogar na frente da família vai ser legal. E uma ótima oportunidade, será uma grande experiência”, apontou.

A chave principal terá, por enquanto, onze brasileiros com Pedro Sakamoto, Mateus Alves, Paulo Saraiva, João Schiessl, Igor Gimenez, José Pereira, Wilson Leite, os baianos Victor Rocha e Natan Rodrigues, além de Bonini e Albieri. Natan disputa, nesta sexta, uma vaga na semifinal do M25 de Barueri (SP), outro torneio da categoria internacional com pontos no ranking mundial.

Ao todo dez países estarão representados. Além do Brasil, o Equador, a Argentina, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Marrocos, Grécia e Paraguai têm atletas na chave principal e no qualifying. O quali será jogado entre o domingo, 28, e segunda-feira, 29, e a chave principal larga na terça-feira, 30, e vai até o sábado, 4. A previsão de início diária dos jogos é a partir das 10h.

A competição tem a parceria com a Confederação Brasileira de Tênis pelo Circuito BANCO BRB/ENGIE DE TÊNIS PROFISSIONAL e patrocínios do SUDESB – Superintendência dos
Desportos do Estado da Bahia e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
Podcast edinhotaon / Edno Mariano

Preencha o formulário e cadastre-se