A busca por um rosto mais jovem e harmônico, com aparência descansada e natural, tem impulsionado a procura por cirurgias plásticas de face e cabeça no Brasil. E esse tipo de procedimento utiliza técnicas que respeitam as características individuais e valorizam a expressão facial. Só em 2024, ano do relatório global mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o país realizou 910.879 procedimentos de face e cabeça, num universo de 2,35 milhões de procedimentos cirúrgicos estéticos.
“O acesso mais fácil e os resultados mais eficazes têm estimulado as pessoas a buscarem esse tipo de cirurgia, a fim de prolongar uma jovialidade que a tecnologia hoje proporciona”, ressalta o médico cirurgião plástico Julian Gorini, especialista nesse tipo de cirurgia, à frente da Clínica Gorini. Entre os procedimentos mais comuns está a blefaroplastia, cirurgia das pálpebras que remove excesso de pele e bolsas de gordura da região dos olhos. No ranking brasileiro, o procedimento aparece em terceiro lugar, com 231.293 cirurgias de pálpebras, ou 9,8% do total de procedimentos estéticos. “É uma intervenção que tem a capacidade de rejuvenescer o olhar, além de, em alguns casos, melhorar o campo visual, trazendo benefícios estéticos e funcionais.”
A médica cirurgiã plástica Anacelia Gorini, também referência em todos esses procedimentos estéticos e à frente da Clínica Gorini, destaca ainda a rinoplastia. “O procedimento ajuda a equilibrar o formato do nariz em relação ao restante do rosto e, quando necessário, corrigir alterações respiratórias. Esse procedimento tem um impacto direto sobre a harmonia facial e na autoestima do paciente”, ressalta a especialista. Além disso, procedimentos minimamente invasivos, como toxina botulínica e preenchimentos faciais, ajudam no rejuvenescimento progressivo, prevenção de rugas e melhora do contorno facial, com recuperação rápida e resultados naturais.
Mas, os médicos afirmam que o lifting facial, ou ritidoplastia, tem sido dos mais procurados entre as cirurgias faciais porque o resultado é impressionante. “É um procedimento indicado para tratar flacidez e sinais mais avançados do envelhecimento. Ao reposicionar tecidos e suavizar sulcos profundos, o procedimento contribui para um aspecto mais jovem sem alterar a identidade facial, sendo valorizado por quem busca resultados duradouros”, ressalta Anacelia. De acordo com ela, independentemente do procedimento escolhido, a avaliação individualizada e o planejamento adequado são fundamentais. “A importância dos procedimentos faciais vai além da estética, envolvendo bem-estar, autoconfiança e a escolha consciente por tratamentos seguros e alinhados às necessidades de cada pessoa”, completa.
*Clínica Gorini*
A Clínica Gorini oferece procedimentos estéticos em busca de saúde e bem-estar há mais de 15 anos. Entre os procedimentos cirúrgicos estão face lifting, blefaroplastia, transplante capilar, otoplastia, maxtopexia, prótese de mama, lipoescultura HD, abdominoplastia e renuvion para retração pele. Já os não cirúrgicos são diversos laseres, toxina botulínica, fios de PDO e preenchedores. Além do centro cirúrgico moderno, onde são realizados os procedimentos, outros serviços também são ofertados, como reposição de vitaminas e tecnologias de fortalecimento muscular, como Emsculpt Neo, Emtone e Emsella. Enquanto esperam atendimento, os pacientes podem desfrutar de uma massagem relaxante, além de contar com serviço de motorista para pós-operatório, sem se preocupar com quem o transporte.





