Desfile no Carnaval de Salvador aconteceu neste sábado e trouxe como convidadas as cantoras Luedji Luna e Josyara
Foi uma noite mágica, vibrante e histórica no Carnaval de Salvador. No sábado (14), o Trio da Cultura, comandado por Margareth Menezes, desfilou no circuito Dodô e celebrou em grande estilo os 25 anos do Afropopbrasileiro, conceito artístico, estético e político que marca sua trajetória. A apresentação fez reverência à potência criativa do povo brasileiro, unindo arte popular, música e manifestações culturais diversas.
Uma multidão acompanhou o trio, que desfilou pelo desde a Barra até a Ondina, transformando a avenida em um verdadeiro mar de gente, canto e celebração coletiva. A noite ganhou ainda mais brilho com as participações de Luedji Luna e Josyara, duas vozes femininas baianas que representam a força autoral da nova geração.
Com Luedji, o público vibrou em momentos marcantes como “Banho de Folha”, além dos encontros potentes em clássicos do repertório de Margareth, como “Dandalunda”, “Toté” e “Elegibô”. Já Josyara levou sua assinatura musical para o trio em canções como “Margarida Perfumada”, além de dividir com Margareth momentos como “Alegria da Cidade” e blocos de frevos que incendiaram o circuito.
O repertório costurou clássicos do Afropopbrasileiro a sucessos que atravessam gerações. “Faraó”, “Oyá Por Nós”, “Capim Guiné”, “Swing Bom”, além de potentes blocos de samba-reggae e improvisos percussivos, reafirmaram a força rítmica que é marca da artista.
*Homenagens*
Na altura do Camarote Expresso 2222, Margareth Menezes fez uma homenagem singela à cantora Preta Gil, lembrando da relação de amizade que mantinham e ecoando o tema do camarote em 2026 que é “Pra Sempre, Preta”.
A noite também foi marcada por uma homenagem à jornalista Wanda Chase, que nos deixou no ano passado. Ao lado do jornalista Marrom, que estava no Trio, Margareth celebrou a trajetória de Wanda, reconhecendo sua contribuição fundamental para a cultura baiana e para a cobertura do Carnaval ao longo de décadas.
*Cordão multicultural*
Mais do que um desfile musical, o Trio da Cultura reafirmou seu compromisso com as manifestações populares brasileiras. As tradicionais alas culturais transformaram o circuito em um verdadeiro mosaico da diversidade, com a presença do Capoeiristas Do Projeto Mandinga, artistas circenses do Circo Picolino, Careta de Acupe, Maracatú Ventos de Ouro, Grupo Mamulengo da Bahia, Boi Bumbapuã, Boi Boca de Ouro, Mandus, Bombachos, Burrinha de Acupe e representantes de Baianas, Pierrots, Quadrilha Junina e Ternos de Reis.
Ao todo, mais de 400 profissionais estiveram diretamente envolvidos na realização do desfile, incluindo 145 artistas das alas culturais, reforçando que o Carnaval é também trabalho, geração de renda e fortalecimento da economia criativa.
O Trio da Cultura tem realização de Isé Música Criativa e Foco Entretenimento, apoio do Shopping da Bahia e Indaiá, e conta com patrocínio da Tim e Governo do Estado da Bahia.





