Guias de turismo da Bahia em “Bodas de Prata”

 

* Duda Tawil

O mês de dezembro é o das confraternizações e dos “amigos-secretos” em todo o Brasil, época de se abraçar a fim de celebrar um ano que se despede, e renovar as esperanças no outro que muito em breve vai começar. E o povo brasileiro adora um convívio, a festa, matar as saudades, pelo menos todos juntos num só dia dos 365!

Não foi diferente com a alegre turma de 2000 de guias de turismo de Salvador da Bahia, que se formou naquele ano após um curso de seis meses, numa parceria do Singtur-BA – Sindicato de Guias de Turismo da Bahia – e o Cefet-BA – Centro Federal de Educação Tecnológica.  Eles primeiro se constituíram num grupo virtual para “resgatar” todo mundo, foram confirmando presenças e assim, ontem à noite, no bairro do Carmo, em pleno Centro Histórico de Salvador, também em data emblemática porque neste mês se completam 40 anos redondinhos de seu tombamento na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO, o sonhado encontro aconteceu!

Como 25 anos se passaram, então, foi, digamos, a celebração de Bodas de Prata da histórica e talentosa turma. Estiveram presentes os guias: Ronaldinho Dias, que hoje é o atual presidente do Singtur-BA; a experiente Laura Rios, a decana, conselheira voluntária do sindicato; Nivaldo Cerqueira (Niva); Mônia Nascimento; Marília Figueira e Jorge Moreno, casal que é fruto oriundo da turma; João Luís Gomes; Nilza Nunes; e Carla Antelante. Uma colega-amiga para lá de especial se fez “presente” de forma virtual, diretamente de Florença, na Itália, onde vive e exerce oficialmente a profissão há muitos anos: a queridíssima Robélia Melo, ou simplesmente Bel. Completando essa deliciosa turma de 2000, este vosso escriba.

A convidada de honra, a pedagoga, ex-presidente do sindicato, e hoje a nossa vice, Rivanete Rodrigues (Riva); mais o guia de turismo, ou ex-“peru de guia”, como é apelidado, Luciano Campos, companheiro inseparável de Laura. E, enfim, completou o time, muito bem-vinda, Adriana Virgens, mulher de Ronaldinho, constituída para a ocasião dessas bodas, em fotógrafa do encontro antológico de ontem, no Bar do Lula, ao ar livre, e literalmente colado com a Cruz do Pascoal.

Entre muitas risadas, lindas lembranças, emoções, “causos”, agradecimentos e alegria, todo mundo se congratulou até quase 22h num clima maravilhoso, caloroso, prometendo-se não esperar mais 25 anos para o próximo encontro, e que pelo menos ele volte a se realizar a cada cinco anos.

Parabéns a toda a turma, e avante!

Foto:

Ontem, no Carmo, em Salvador da Bahia, rolou a “confra” dos guias de turismo da turma de 2000  (foto: Adriana Virgens)

Preencha o formulário e cadastre-se