“Jazz à Juan” ecoa na Côte d´Azur francesa

* Duda Tawil, texto e foto, de Juan-les-Pins

Juan-les-Pins, balneário da Costa Azul francesa, desde a noite de ontem, quinta-feira, voltou a pulsar ao som do jazz e seus desdobramentos, na 64a edição do seu célebre Festival Internacional Jazz em Juan, mais conhecido simplesmente como “Jazz à Juan”, um evento já mítico, desde 1960.

Na noite de abertura, subiram ao palco, primeiro, o trio Emile Londonien, e em segunda parte, o Air. Hoje teve a americana Dianne Reeves na primeira parte, e em seguida, o inglês Jamie Cullum.

Dianne é a maior cantora de jazz da atualidade, no mundo, ganhadora de cinco Grammy, e considerada pela crítica como a herdeira direta das divas Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald! Na sua banda, o músico paulista Chico Pinheiro, guitarrista que também é compositor e arranjador.

Jamie propõe um jazz pop, é cantor e pianista de jazz contemporâneo, considerado referência na renovação desse gênero musical. Traz músicas consagradas com roupagem totalmente nova, além das autorais. Descontraído, sobe no piano, e ontem caminhou pela Pinède, cumprimentando o público fascinado por sua descontração e simplicidade.

O evento acontece até o próximo dia 20 na Pinède Gould, um campo de pinhos em frente ao Mar Mediterrâneo, em cenário idílico. O seu diretor-geral é Philippe Baute, e os diretores artísticos Reno Di Matteo, Jean-Noël Ginibre e Pascal Pilorget.

A prestigiosa programação deste verão traz ainda muitos nomes, como o magnífico Herbie Hancock, dito “a última lenda viva do jazz”, Ben Harper & The Innocent Criminals, Robert Plant com o grupo Saving Grace e Suzi Dian, Ayo, Zhitong Xu-X Shape, Marion Rampal, Macha Ghariban, Meshell Ndegeocelo, Kareen Guiock Thuram, Dabeull Live Band, Mark Littieri Group, Gregory Porter, Ibrahim Maalouf & The Trumpets of Michel-Ange, Caravan Palace, Sophye Soliveau e no encerramento, dia 20, Nicole Slack Jones.

Paralelamente, nos finais de tarde, na praça principal da cidade, ao ar livre e gratuitamente, acontece a programação do Jammin Summer Session, que são os novos talentos do jazz de amanhã. Entre as atrações, estão: ‘Ndiaz que ontem fez a abertura, hoje foi a vez de Sylvain Rifflet, amanhã tem Mohs., depois Obradovic – Tixier Duo, e em seguida Christophe Imbs, No(w) Beauty, Sèlēnę, Cédric Hanriot, Eyolf Dale Trio, Reis Demuth Wiltgen, Simon Denizart, finalizando no dia 21 com o projeto coletivo Instant, que mistura jazz contemporâneo e world music.

Mais informações: www.jazzajuan.com, www.antibesjuanlespins.com e @jazzajuan

Foto:

Desde 1960 a Pinède lota e se encanta ao som do “Jazz à Juan”. Em cena, hoje, a maior cantora de jazz da atualidade, Dianne Reeves.

Preencha o formulário e cadastre-se