Manter a hidratação em dia, dormir bem e evitar estimulantes são algumas das orientações para curtir o carnaval sem complicações
Data: Fevereiro, 2026 – O clima de carnaval já está por toda a parte, animando os foliões que se preparam para curtir a folia de momo em todo o país. E para aproveitar todos os dias do carnaval com saúde, muitas pessoas começaram cedo os cuidados, é o caso do músico Didi Maçaneiro. Conhecido na cena carnavalesca em todo o Estado, ele intensifica os cuidados com a saúde neste período, que exige mais preparo para o ritmo de shows. “São dias, e noites, de muito trabalho, que resultam em um ritmo intenso por isso antes, e até mesmo durante o carnaval, aumentar os exercícios. Além dos shows, eu tenho a minha empresa e a minha família que também precisam da minha atenção, então, quando não estou com eles, vou para a academia ou estou pedalando. Durmo e me alimento melhor, mantendo uma alimentação mais saudável e sempre estou bem hidratado, com um bom consumo de água”, conta o músico.
Os cuidados do músico estão de acordo com a orientação do médico João Diedrich, especialista em aparelho digestivo. Segundo ele, é importante ter um bom condicionamento físico, principalmente, quem vai passar por vários dias de carnaval, além de alimentação saudável. “Evite ultraprocessados, salgadinhos, frituras, doces e tente se alimentar com comida de verdade como feijão, arroz, carnes magras, legumes e frutas, para fazer uma boa preparação para os dias de folia. Nos dias de carnaval, priorizar fazer uma boa hidratação. E eu falo que a regra de ouro é tomar um copo d’água para cada dose de álcool que for tomar, mas claro, evite o abuso de álcool. Se tiver diarreia ou desidratação severa, priorizar isotônicos ou hipertônicos como, por exemplo, o bom e velho Gatorade, ele ajuda bastante na reidratação quando ela é necessária”, recomenda o médico membro da Associação Brusquense de Medicina – ABM.
Diedrich reforça a necessidade de mais reidratação se houver algum abuso de álcool e intoxicação, além do uso de medicamentos. “A gente precisa lembrar que o paracetamol faz mal para o fígado, assim como o álcool, então, quando tiver dor de cabeça, tente utilizar outros analgésicos como a dipirona, que vai ajudar bastante. Já o pessoal que bebe demais, que tem intoxicação aguda pelo álcool, eventualmente esses pacientes devem ser encaminhados para o hospital. Se a gente tem aquele amigo que sabemos que pode se passar um pouco com álcool, fique atento. Caso aconteça, leve ao hospital para um atendimento com hidratação, às vezes, intravenosa e glicose, se for o caso. Tome sempre esse cuidado”, lembra.
OUTROS CUIDADOS
O médico também alerta para os cuidados com o sono durante o carnaval e com pessoas que usam medicamentos para emagrecer. “Hoje está muito na moda o uso do mounjaro ou do Ozempic para perder peso, por isso, durante a folia, estes pacientes terão que ficar mais atentos para efeito dos abusos, tanto de alimentação quanto do álcool. Eles têm que ter um cuidado redobrado, pois terão piores respostas ao álcool e também vão demorar mais tempo para recuperar”, alerta, destacando ainda a importância de dormir bem. “Se você ficou até mais tarde na folia, tente recuperar esse sono para ir para o próximo dia. Evitar estimulantes. Não só drogas estimulantes que, obviamente, devem ser evitadas, mas também o uso do excesso de café, o uso da taurina, que é o que vem nos energéticos. Muitos fazem a mistura de álcool com energéticos, e isso não é recomendado, é muito perigoso”, completa.
RECEITA
O médico João Dietrich dá ainda uma dica de receita para melhorar depois da folia. Basta bater no liquidificador 400 ml de água, um copo de água de coco, uma banana, uma laranja ou um limão, uma colher de mel, uma pitada de sal e um pedacinho de gengibre.
“Este suco é bom pois, obviamente, a água e a água de coco vão ajudar a melhorar a desidratação, temos ainda o potássio da banana, a frutose da laranja, do limão e do mel, o sódio com uma pitadinha de sal e o gengibre melhora aquele desconforto gás, com aquelas náuseas que eventualmente podem aparecer. Vale lembrar que, carnaval não é sinônimo de exagero, a gente pode curtir esse carnaval, aproveitar ele bem aproveitado sem ter que ter os paraefeitos de um exagero”, conclui. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano





