banner 1a

Movimento “Uma vai e puxa outra” abre inscrições para ciclo de fortalecimento emocional de mulheres negras empreendedoras em café terapêutico, no sábado (24)

 

Iniciativa liderada por Tamires Santos promove encontros de acolhimento, gestão humanizada e valorização cultural

Empreender, para mulheres negras, é também atravessar desafios emocionais, estruturais e históricos que impactam diretamente a saúde mental e a sustentabilidade dos negócios. Partindo desse entendimento, o movimento “Uma vai e puxa outra” está com inscrições abertas para um novo ciclo de encontros voltados ao fortalecimento emocional de mulheres negras que empreendem, unindo cuidado, estratégia e identidade.

O primeiro encontro acontece, no sábado (24) às 8h, na Associação das Baianas de Acarajé, localizada no Pelourinho, com um café terapêutico de boas-vindas, marcando o início de uma jornada coletiva de acolhimento, escuta e desenvolvimento. A proposta é criar um espaço seguro onde mulheres negras possam compartilhar vivências, fortalecer vínculos e acessar conteúdos práticos de gestão, sempre conectados à realidade do empreendedorismo negro feminino.

Com encontros quinzenais, o movimento atua a partir da compreensão de que empreender é, antes de tudo, uma prática humana. “Não se trata apenas de negócios, mas de pessoas. De histórias, afetos, dores e sonhos. Quando uma mulher negra cresce, ela não cresce sozinha. Ela puxa outra e transforma tudo ao seu redor”, afirma a idealizadora do projeto.

O “Uma vai e puxa outra” nasce como uma iniciativa dedicada ao fortalecimento integral de mulheres negras empreendedoras, tendo o apoio emocional como eixo central. A atuação do movimento se organiza a partir de três pilares principais:Fortalecimento emocional: espaços de acolhimento, escuta ativa e práticas voltadas ao bem-estar mental e emocional; Gestão estratégica com identidade e propósito: desenvolvimento de habilidades para o fortalecimento dos negócios, com práticas conectadas à gestão, ao propósito e à realidade empreendedora; Cultura & território: ações culturais que valorizam a ancestralidade, a arte e os saberes que moldam identidades e negócios.

A proposta é romper com modelos de empreendedorismo que ignoram as subjetividades e criar caminhos sustentáveis, onde crescimento econômico e saúde emocional caminham juntos. O movimento é idealizado por Tamires Santos (@soutamiressantos), gestora pública, psicoterapeuta e especialista em Empreendedorismo e Desenvolvimento Humano. Neta de duas mulheres empreendedoras, Alaíde do Feijão e Dona Carminha, Tamires constrói sua trajetória a partir da força ancestral que a antecede e do compromisso com o desenvolvimento coletivo.

Atuando na interseção entre empreendedorismo, saúde mental e políticas públicas, Tamires desenvolve um trabalho voltado ao fortalecimento de pessoas negras empreendedoras, integrando identidade, comportamento e estratégia de negócios como pilares para trajetórias mais dignas e conscientes.

Atualmente, é Coordenadora Geral de Fomento ao Empreendedorismo Negro no Estado da Bahia e integra a Comissão Nacional da Estratégia Elas Empreendem (MEMP), contribuindo para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo negro e feminino no Brasil. É também coautora do livro “Empreenda com Propósito”, criadora do canal Raízes Pretas e fundadora do movimento “Uma vai e puxa a outra”.

“Minha missão é impulsionar pessoas negras empreendedoras, promover equidade de gênero e raça no empreendedorismo e transformar realidades por meio do acolhimento, da escuta qualificada e da estratégia aplicada”, destaca.

*SERVIÇO*

O quê: Movimento “Uma vai e puxa outra” – fortalecimento emocional para mulheres negras empreendedoras
Horário: 8h
Primeiro encontro: 24 de janeiro
Atividade: Café terapêutico de boas-vindas
Formato: Encontros quinzenais
Local: Associação das Baianas de Acarajé

*ASSESSORIA | INFORMAÇÕES | ENTREVISTAS*

Caroline Vilas Bôas

E-mail: contato@carolinevilasboas.com.br
WhatsApp e ligações: +55 (71) 99317-7908
Apenas WhatsApp: +55 (71) 9969-0342 | +55 (11) 9145-4041
Instagram: @acarolinevilasboas
Site: www.carolinevilasboas.com.br

Compartilhe essa notícia:

Preencha o formulário e cadastre-se