banner 1a

O Bloco da Cidadania inicia o Carnaval sem Fome 2026

O Bloco da Cidadania inicia o Carnaval sem Fome 2026

no dia 14/02 saindo no Circuito Batatinha.
Camisas do Carnaval sem Fome serão trocadas por alimentos no local.

A iniciativa é da Ação da Cidadania /Comitê Salvador e Viva Cultura Cidadania e Sustentabilidade, com patrocínio da Caixa e Governo do Brasil – Onde tem patrocínio, tem Governo do Brasil.

SERVIÇO

Quando: Dia 14 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: Concentração e saída da Sede do Bloco Afro – Kizumba – Rua Porta do Carmo n. 24, Pelourinho

100 camisas da campanha Carnaval sem Fome estarão disponíveis ao público para serem trocadas pelo Kit Cidadania (1 quilo de Feijão, 1 de Arroz e 1 de Farinha).

Dando continuidade à campanha solidária Carnaval sem Fome, o Bloco da Cidadania desfilará neste sábado de carnaval dia 14 de fevereiro as 16 h, no Pelourinho.

Na ocasião, 100 camisas da campanha Carnaval sem Fome poderão ser trocadas pelo público por um Kit Cidadania, composto por 1 kgs de feijão, 1 kg de arroz e 1kg de farinha, ou comprada pela quantia de R$30, valor que será destinado à compra de alimentos para a campanha.

A concentração do bloco será na Rua a partir das 15h. A música do Bloco será comandada pelo Bloco Afro Kizumba, que contará com a ritmização de 30 percussionistas e 10 sopros além de ala de dançarinas, Baianas. Essa parceria com Kizumba já vem desde as primeiras saídas do Bloco no final, somos agradecidos pela continuidade dessa união que renderá muitos frutos durante todo esse ano.
O Bloco da Cidadania incentiva ainda outras campanhas sociais importantes durante o período de folia, como o incentivo à cultura da Paz, a campanha contra o Trabalho Infantil e Exploração Sexual, Racismo e Homofobia, Prevenção às DSTs / Aids, Doação de Sangue, Proteção às Mulheres, entre outras.

Uma equipe da Associação dos Catadores de Latinhas irá atrás do bloco, recolhendo latas de cerveja e refrigerante durante o percurso.
Organizações não Governamentais (ONG’s) ecológicas também participarão da folia, levando informações e mensagens de conscientização sobre a importância da limpeza da cidade e preservação do meio ambiente. Uma ala de cadeirantes e outra de ciclistas também comporão o bloco.

“Contamos com o apoio da Governo do Estado, através da Seades e Bahia sem Fome, apoio do Corpo de Bombeiros que participam de forma efetiva da Campanha Carnaval sem Fome e do Bloco da Cidadania, além de diversos órgãos que trabalham com a promoção social, para ampliar ainda mais o alcance da campanha”, conta Raimundo Bandeira, coordenador da Ação Cidadania e do Carnaval sem Fome.

Bloco da Cidadania – Criado em 2008 com o objetivo de divulgar a campanha Carnaval sem Fome, desde então o bloco vem desfilando, além da festa de Iemanjá, no Pelourinho durante o Carnaval, distribuindo alegria e diversão aos foliões. Este ano, o Bloco além do Pelourinho sairá na Mudança do Garvcia na segunda e na terça feira de Carnaval -feira de Carnaval, na Avenida Sete e em outros bairros. As camisas adquiridas no Bloco da Cidadania dão direito a sair no bloco em todas as suas apresentações.
“O Bloco da Cidadania é uma alternativa acessível a grande parte da população e turistas, e proporciona uma participação ativa na folia ao mesmo tempo que estimula o exercício da cidadania, por meio de doação de alimentos não perecíveis e da divulgação de outras campanhas sociais”.

Agradecemos ao patrocínio da Caixa e Governo do Brasil. Que tornou possível a realização dao Carnaval sem Fome e do Bloco dda Cidadania, nos oferecendo condições através do seu patrocinio para toda estrutura necessária para colocar nosso Bloco, e o Carnaval sem Fome na Rua. Afirma Bandeira.

 

O Carnaval Sem Fome tem a Bahia como referência nacional, mobilizando vários setores da comunidade durante o período carnavalesco baiano, garantindo a realização integral das ações de arrecadação, mobilização cultural e contrapartidas sociais e ambientais.

Neste ano, a iniciativa tem como padrinhos os artistas Gerônimo e Armandinho, além dos grupos Cortejo Afro, Malê Debalê. Todos eles, entre outros artistas que participarão ainda durante o carnaval, divulgarão a campanha em vídeos, shows e trios elétricos, incentivando a população a doar alimentos em diferentes pontos de arrecadação espalhados pela cidade.

Já no dia (4/2), a campanha recebeu a sua primeira grande doação, com a chegada à Salvador de 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar, enviadas pelo Comitê Nacional da Ação da Cidadania, marcando simbolicamente o início da mobilização.
Desde sua primeira edição em 2008, o Carnaval Sem Fome já arrecadou cerca de 1.300 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 130 mil famílias e alcançando aproximadamente 650 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A campanha é inspirada no legado do Natal Sem Fome, idealizado por Herbert de Souza (Betinho).

As doações podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, quando os alimentos começam a ser distribuídos às famílias atendidas.
Para a edição 2026, já foi fechado com o Camarote Marta Góes com um posto de divulgação durante todos os dias da folia.

A campanha conta ainda com outros pontos de coleta distribuídos em sedes de blocos, faculdades, academias, empresas, igrejas e terreiros. O posto central de arrecadação até o Carnaval funcionará na Igreja da Graça e durante, no Posto da SEADES no Campo Grande e no Corpo de Bombeiros da Barroquinha.

Quem preferir, pode contribuir via PIX: acaosalvador@hotmail.com

 

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Antônio Moreno (71) 98892-1119
Fred Burgos (71) 98877-1403
SSa. 13.02.2026

Compartilhe essa notícia:

Preencha o formulário e cadastre-se