O The Noite desta segunda-feira, 28 de julho, recebe uma verdadeira referência do jornalismo investigativo: Percival de Souza. Com 62 anos de carreira e 31 deles na televisão, o convidado é um dos nomes mais respeitados da cobertura policial brasileira, com atuação marcante na imprensa escrita, na TV e, mais recentemente, também na internet.
“Em 1966, o Estadão resolveu lançar um jornal vespertino, inovador, fazendo tudo absolutamente diferente: texto, fotografia, desenho… Tive a honra de participar da primeira equipe”, relembra, sobre a criação do Jornal da Tarde.
Ao lado de Marcelo Rezende, Percival marcou época no Cidade Alerta, onde os dois misturavam informações com bom humor e irreverência. “Ele criou uma fórmula de grande sucesso ao conciliar o noticiário criminal, que normalmente é pesado, com pitadas de humor. Tinha um equilíbrio”, define o jornalista, que também trabalhou com Luiz Bacci no comando do mesmo programa.
Entre os temas mais intensos de sua trajetória, Percival mergulha no Massacre do Carandiru, que cobriu de perto e a morte brutal de Tim Lopes, de quem era amigo, fato que o levou a se dedicar a fundo no caso e escrever o livro NarcoDitadura. “Foi muito difícil, porque a minha motivação foi prestar uma homenagem póstuma ao Tim. Foi o que eu quis fazer, relatando da melhor maneira possível. Para isso, fiz questão, para mim mesmo, de estar no local do crime”, conta.
Percival recorda detalhes perturbadores da execução de Tim, que foi torturado, retalhado e queimado por traficantes. “Era muito amigo do querido Tim Lopes. Um jornalista espetacular.”
Percival também expõe os riscos que correu durante a cobertura de grupos como o Esquadrão da Morte, milícia que atuava na ditadura militar. “A época mais pesada, sem dúvida nenhuma, foi a do Esquadrão da Morte… Fui eu quem foi desvendando essas coisas no Jornal da Tarde.”. Ele também fala sobre o crime que mais o comoveu.
“Já vi de tudo. Já vi local de crime, cadáver no local, perícia, necrópsia… Então sou mais frio, mas isso não quer dizer que eu seja insensível. Um caso que me derrubou por completo foi o da Isabella Nardoni, que acompanhei de perto”, finaliza.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h.