Cantora fará duas apresentações no dia 15 de novembro, às 17h e 19h, com entrada gratuita, em celebração ao Mês da Consciência Negra
A cantora *Savannah Lima* retorna aos palcos no *Mês da Consciência Negra* com o projeto artístico musical *“Oferendas”*, realizando dois shows na capital baiana. As apresentações acontecem no dia 15 de novembro (sábado), às 17h (primeiro show) e às 19h (segundo show), seguido de bate-papo com a artista às 20h, no Espaço Cultural Alagados – Rua Direta do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador. A entrada é gratuita.
Com grande influência percussiva dos terreiros de candomblé e arranjos modernos, Savannah dialoga com sonoridades que vão desde os gêneros Afropop, Samba-Reggae, Soul, Blues e Funk Soul. As canções trazem em suas letras releituras de cânticos sagrados, sincronizando seu trabalho autoral com interpretações de músicas já conhecidas do público.
“Oferendas é um espetáculo muito especial na minha trajetória. Ele nasceu do desejo de unir a força ancestral dos toques sagrados do Candomblé com as sonoridades contemporâneas que também fazem parte da minha caminhada artística. Para mim, esse projeto é uma forma de reverenciar as nossas raízes africanas, celebrar a ancestralidade e as memórias, e, ao mesmo tempo, dialogar com o presente e com a pluralidade que a música brasileira nos oferece”, ressaltou Savannah Lima.
A cantora estará acompanhada dos músicos Rudnei Monteiro (violão, guitarra e direção musical); Kiko Souza (sax e flauta); Marcelo Rocha (baixo); Jorge Pita (percussão) e Eduane (percussão). Além das apresentações musicais, o projeto inclui ações de formação, como oficina de percussão de introdução aos toques sagrados e bate-papo interativo com o público, proporcionando uma experiência enriquecedora que une arte, educação e comunidade.
*Sobre Savannah Lima*
Multiartista negra de Salvador, iniciou sua trajetória como backing vocal e ganhou destaque nos vocais da Banda Didá, criada por Mestre Neguinho do Samba. Já se apresentou com nomes como Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Olodum, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Arlindo Cruz, Majur e Bia Ferreira.
Idealizou e dirigiu o show Oferendas, apresentado em Salvador e São Paulo, com foco na valorização da natureza e dos Orixás. Em 2021, lançou os clipes das músicas autorais “Orixá” e “Odara”. A música “Odara”, ficou entre as finalistas do Festival da Educadora FM. Além de um lançamento de vídeos acústicos no YouTube, interpretando canções de artistas consagrados, em 2024, lançou duas novas faixas autorais. No Carnaval de 2025, se apresentou no Trio Pipoca das Pretas ao lado de Mariene de Castro, Larissa Luz e Ludmilla Anjos.
*Sobre o show*
Com estreia em 2015 no Teatro do Sesi Rio Vermelho, “Oferendas” passou pelo Espaço Cultural da Barroquinha e Sesc Campo Limpo em São Paulo, ambos em 2016, em homenagem à Mãe Gilda de Ogum e ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
O projeto artístico-musical nasce da fusão vibrante entre a ancestralidade da música sagrada dos Orixás e as possibilidades sonoras da música popular brasileira contemporânea. O show é uma verdadeira celebração aos toques percussivos sagrados, elemento essencial dos terreiros de Candomblé, que ganha destaque com arranjos sofisticados e inovadores.
*Novembro Negro*
Novembro foi escolhido como o mês de retorno do projeto “Oferendas” aos palcos, em sintonia com as celebrações do Mês da Consciência Negra, em que é memorado no dia 20 de novembro a vida e a morte de Zumbi dos Palmares. Também é uma oportunidade para homenagear as mulheres negras que têm contribuído e continuam a contribuir para o fortalecimento da cultura negra no país.
A homenagem será especialmente voltada para aquelas que são hoje símbolos dessa luta, como Carla Akotinere, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Benedita da Silva, Sueli Carneiro, entre outras, que desempenham um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo e igualitário.
Uma reverência será prestada às Yabas, poderosas divindades femininas do Candomblé, como Oxum, Obá, Yansã, Nanã e Yemanjá, que são símbolos de força, sabedoria, resistência e beleza, e que também representam o papel fundamental da mulher negra na cultura brasileira e na luta contra as desigualdades raciais e de gênero no país.
*Oficina de percussão gratuita*
O percussionista baiano Jorge Pita irá conduzir uma oficina de percussão gratuitamente, voltada para pessoas de todas as idades, das 13h às 14h. Ao todo serão oferecidas 10 vagas. Interessados (as) devem se inscrever no Espaço Cultural Alagados até o dia 10 de novembro (segunda-feira).
“Durante a oficina, as pessoas irão aprender a tocar instrumentos africanos, cuíca, pandeiro, atabaque, castanhola, bateria e percussão em geral. Irei falar sobre a história da música afro-brasileira e composição musical”, explicou Jorge Pita que, além de músico, é manufaturador de instrumentos e também constrói desde dimbês a pandeiros.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
*Serviço*
*Savannah Lima apresenta show “Oferendas”*
*Quando:* Dia 15 de novembro de 2025 (sábado)
*Horários:* Às 17h (primeiro show); Às 19h (segundo show)
*Bate-papo:* Às 20h
*Quanto:* Gratuito (por ordem de chegada – 80 lugares)
*Onde:* Espaço Cultural de Alagados – Rua Direta do Uruguai, Cidade Baixa
*Oficina de percussão com Jorge Pita (percussionista)*
*Quando:* Dia 15 de novembro de 2025 (sábado)
*Horário:* Das 13h às 14h
*Vagas:* 10
*Inscrições:* Presenciais até o dia 10 de novembro (segunda-feira)
*Quanto:* Gratuito
*Onde:* Espaço Cultural de Alagados – Rua Direta do Uruguai, Cidade Baixa
_INFORMAÇÕES À IMPRENSA_
*Assessoria de Imprensa*
Jornalista Ana Paula Nobre
SRTE-BA 3638