É HOJE!
Um percurso afetivo entre vozes, ritmos e lembranças que atravessam gerações
A *EXPOSIÇÃO O SOM DE 4 DÉCADAS* tem abertura hoje (12) e segue até o dia 21 de dezembro, no hall do Shopping da Bahia, piso 3, ocupando o espaço da antiga bilheteria do cinema. O projeto apresenta uma programação que reúne música, fotografia, audiovisual e memória ao longo de duas semanas, propondo uma experiência imersiva que estimula o resgate de lembranças e o compartilhamento de vivências com um público diverso que circula diariamente pelo centro comercial.
Instalada em um dos shoppings mais movimentados da cidade, a mostra dialoga com crianças, jovens e adultos que frequentam o espaço para compras, alimentação e lazer, além de famílias interessadas em experiências culturais. Escolas também serão convidadas, com visitas mediadas por monitores, ampliando o caráter educativo da iniciativa.
Para contar essa trajetória, a exposição reúne diferentes experiências imersivas. A *Linha do Tempo Interativa* apresenta influências da música tocada em Salvador nas últimas quatro décadas, com fotos de eventos históricos e momentos icônicos da cena musical, além de áudios acessados por QR Codes. Vídeos recriam a ambientação de cada década e exibem depoimentos de locutores e personagens que marcaram esse percurso, a partir do acervo do A Tarde Memória.
A Experiência Sensorial O Som de Quatro Décadas reúne discos populares dos anos 1980 e 1990 e mostra a transformação cultural provocada pelo surgimento das plataformas digitais nos anos 2000. Com acervo local, a exposição apresenta CDs que contam a história da produção fonográfica de Salvador por década e destacam as músicas mais ouvidas em cada período, com playlists acessadas por QR Code.
Objetos históricos também ganham destaque, com itens do acervo da Rádio A Tarde que ajudam a contar a trajetória musical das últimas quatro décadas, incluindo aparelhos de rádio que evidenciam a evolução tecnológica e troféus de grandes projetos populares realizados na cidade. O público poderá ainda vivenciar o *Estúdio Simulador de Locução*, réplica de um estúdio de rádio onde os visitantes podem experimentar a rotina de radialistas e registrar fotos. Uma mesa com equipamentos da rádio complementa a ambientação.
“Realizar uma exposição que conta a história da música tocada e produzida em Salvador nas últimas quatro décadas é falar de memória. É celebrar a cultura baiana, resgatar a memória da cidade e destacar seu papel na construção midiática e da identidade da região. Ao longo dessas décadas, a produção musical impulsionou a cena cultural de Salvador, conectando gerações por meio da música, da informação e do entretenimento”, afirma Ariadiny Araújo, produtora da exposição.
A rádio, um dos meios de comunicação mais importantes da história, transformou o acesso à informação, à cultura e ao entretenimento, conectando comunidades e rompendo barreiras geográficas.
Em parceria com a SAOKO, o selo A TARDE CULTURAL apoia o projeto por meio da Rádio A Tarde FM, oferecendo suporte técnico e de pesquisa para narrar a trajetória da música tocada e produzida no município nas últimas quatro décadas, acompanhando também a evolução das plataformas digitais e os novos hábitos de consumo de mídia.
“A exposição cria uma oportunidade de conectar a rádio a novas audiências. Ao mostrar sua adaptação às inovações tecnológicas, reforça sua relevância como um hub de entretenimento e informação que dialoga com diferentes gerações. Experiências interativas, como conteúdos históricos via QR Codes, playlists temáticas e transmissões ao vivo direto da exposição, aproximam passado e presente”, destaca Eduardo Dute, um dos curadores convidados.
Durante duas semanas, a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento do Shopping da Bahia. O projeto prevê ações de acessibilidade arquitetônica e comunicacional, com realização em um espaço adequado para pessoas com deficiência.
A mostra O SOM DE 4 DÉCADAS é uma realização da SAOKO em parceria com o selo A TARDE CULTURAL e tem como objetivo realizar uma pesquisa histórica sobre a música tocada na capital baiana ao longo das últimas quatro décadas. A iniciativa conta com o patrocínio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).
*SERVIÇO*
*EXPOSIÇÃO “O SOM DE 4 DÉCADAS”*
*Uma viagem pela história da música tocada em Salvador*
Período: 12 a 21 de dezembro de 2024
Local: Hall do Shopping da Bahia (antiga bilheteria do cinema)
Endereço: Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores – Salvador (BA)
Horário: Durante todo o horário de funcionamento do Shopping da Bahia
Entrada: Gratuita
Indicação etária: Livre
*Assessoria de Imprensa: MC Comunicação*
Jornalista responsável: Mônica Carvalho
Contato: 71-99985.2190