Na prova criativa deste sábado, 20 de setembro, os confeiteiros do “Bake Off Brasil” terão que celebrar a riqueza do artesanato brasileiro. “Um desafio recheado de cultura e criatividade”, antecipa a apresentadora Nadja Haddad.
Cada bolo deverá representar um tipo de artesanato típico de alguma região do Brasil, enfatizando o vínculo do fazer manual com as raízes do nosso país. É obrigatório conter pelo menos uma modelagem 3D de, no mínimo, 15 cm de altura, uma pintura à mão ou trabalho de bico, e o bolo deve ter no mínimo 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Para tornar a prova ainda mais desafiadora, os participantes trocarão de bancadas e terão que executar a receita já idealizada por outro concorrente.
“Explorem bem todos os ingredientes da confeitaria para vocês expressarem a sua arte”, aconselha a chef confeiteira Beca Milano. O chef Giuseppe Gerundino destaca mais um fator importante para a realização da prova: “Na hora que vocês escolherem o tipo de artesanato que vão representar, a gente precisa encontrar também, no recheio, um sabor que remeta à terra de origem desse artesanato”.
Na prova técnica, a tenda irá virar de cabeça para baixo. Os confeiteiros terão que reproduzir o bolo Folhas de Outono, que conta com dois andares inteiramente cobertos e decorados com uma estampa feita com creme de manteiga e folhas que representam a chegada do outono, modeladas com chocolate maleável e finalizadas com uma pintura à mão. Ainda na decoração, um grandioso e dourado arabesco de chocolate. O sabor do bolo remete ao clima aconchegante da estação: são quatro camadas de massa de tangerina e três camadas de um saboroso recheio de figo.
O Bake Off Brasil – Mão na Massa vai ao ar aos sábados, às 20h45, no SBT.