Espaço das Artes Coordenado pela ACAC na 21ª Feira do Livro de Sertãozinho

As notícias não param, repercussão a nível internacional.

Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025, Sertãozinho transformou sua Praça 21 de Abril em um vibrante centro de celebração literária.

A 21ª Feira do Livro da cidade mais uma vez comprovou a forte conexão do município com a literatura, atraindo moradores e visitantes para quatro dias intensos de arte e cultura.
O pontapé inicial aconteceu na noite do dia 3, às 19h, quando o tradicional Coreto da praça recebeu a cerimônia de abertura. Ali, sob as luzes que iluminaram o centro histórico, teve início uma programação que reafirmou Sertãozinho como um importante polo cultural da região.

Por trás desta realização está uma parceria sólida entre o poder público, Prefeito Zezinho Gimenez e a sociedade civil. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretário José Adilson dos Santos, uniu forças com a Associação de Ciclismo e Artes Cênicas Galera da Gancha de Sertãozinho (ACAC), que assumiu a coordenação artística do evento nas mãos da experiente professora e artista Ana Paula da Silva Moura Soares.

O projeto ganhou vida através do termo de colaboração 103/2025, mas teve um alicerce fundamental: o apoio decidido dos vereadores que atuaram no mandato 2020/2024. Acácio Tobias Vieira, Cassia Soares, Duílio Machado, Fred (Frederico de Moraes Carvalho), Mortadela Gás (Rogério Silva dos Santos), Antônio Carlos Marcolino, Marcelo Domenici e William da Silva Domingos destinaram emendas parlamentares essenciais para tornar a feira uma realidade.

Esta união entre diferentes esferas – executivo, legislativo e terceiro setor – demonstra como projetos culturais florescem quando há verdadeiro compromisso coletivo com a promoção da arte e da literatura em uma comunidade.

O Espaço das Artes da ACAC destacou-se durante os quatro dias da Feira do Livro de Sertãozinho, coordenando ativamente as atividades. Um momento marcante foi no dia 4, quando Ana Paula mediou o bate-papo conduzindo a jornalista e autora Zenaide ao Palco do Coreto, onde ela compartilhou sua jornada literária com alunos das escolas locais.

Cronograma da 21ªFeira do Livro 2025 – Sertãozinho
Data: 3 a 6 de setembro de 2025
Local: Praça 21 de Abril
Tema: “Identidade, resistência e arte: história que o povo conta, canta e escreve”.

03 de setembro (quarta-feira) – Abertura Oficial
Local: Coreto – a partir das 19h
Cerimônia de abertura
Apresentação das autoras homenageadas: Lúcia Hiratsuka e Zenaide Santos S. Aguilar
Concerto com a Orquestra Jovem de Sertãozinho entoando o Hino do Brasil e o Hino da Cidade
Stand Cultura 360° (19h às 22h)
04 de setembro (quinta-feira)
Stand Cultura 360°:

9h: Bate-papo com a jornalista e autora Zenaide Santos S. Aguilar, com 50 alunos do 4° ano da EMEF Prof. Anacleto Cruz, acompanhados pelas professoras Claudia Crosara Pacheco e Eliane Aparecida S. Gabioli de Souza
13h54: Bate-papo com Zenaide Santos S. Aguilar com 25 alunos do 6° e 7° ano da Escola CAIC, supervisionados pelo Professor Miguel
10h30 às 12h: Bate-papo com os indígenas
15h às 17h: Contação de histórias com Aidê Quirino e Ana Paula Silva
05 de setembro (sexta-feira)
Stand Cultura 360°:

9h40: Oficina de bioartesanato “Porta Incensos” utilizando argila e elementos da natureza, com Zenaide Aguilar, para 63 alunos do 5° ano da EMEF Prof. Anacleto Cruz e seus professores: Claudia Crosara Pacheco, Cristina dos Santos, Fernando Santos Dias, Sandra Mara Viana di Bianco, Eliane Aparecida S. Gabioli de Souza, Silvia Helena Okuyama e Ana Maria Affonso Georgete
13h30 às 14h: Bate-papo com Zenaide Aguilar
15h às 17h: Contação de história com Aidê Quirino, Ana Paula Silva e interação com Zenaide Aguilar e os Povos Originários
19h às 22h: Confecção do boneco Zumbi dos Palmares com Geovan Soares
Continuação das atividades “Arte em Tela” com o artista plástico Rodrigo Mazer
No coração da Praça: Apresentação da Fanfarra com os alunos da APAE Sertãozinho, conduzida pelo Prof. Tino Ferreira

Espaço das Artes (ACAC):
12h: Bate-papo com Zenaide Santos S. Aguilar, com 47 alunos da APAE do 4°A, B, C, coordenados por Isabel Carvalho e os professores Fernando, Sandra, Eliane e Cláudia, autorizado pela Diretora Luana Lopez Martinelli Pignata
10h às 12h: Contação de histórias com Aidê Quirino e Ana Paula Silva
14h às 15h: Bate-papo com os indígenas
15h às 17h: Contação de histórias com Aidê Quirino e Ana Paula Silva
06 de setembro (sábado)
Coreto:
9h: Apresentação interativa “Congos e Congadas Paulistas”
11h: Show “Poettas da Cidade”
Espaço das Artes (ACAC):

Entrega oficial das obras “Boneco Zumbi dos Palmares” (Geovan Soares) e “Arte em Tela” (Rodrigo Mazer)
Contatos:

Instagram: @0_ana.paula.silva_0
Instagram: @acac_stz
Instagram: @apaedesertaozinho
Instagram: @inventormaluco1
Facebook: APAE Sertãozinho
[https://www.editorialpuntoycoma.com/noticia.php?noticia=Editorial-Punto-y-Coma-en-la-21%C2%AA-Feria-del-Libro-de-Sert%C3%A3ozinho:-un-puente-cultural-entre-Colombia-y-Brasil].
Por Zenaide Santos S. Aguilar Jornalista

Preencha o formulário e cadastre-se