* Duda Tawil, de Andorra
A 25ª Semana da Língua Italiana no Mundo acontece de 13 a 19 deste mês, com o tema “Italófonos: Língua Além das Fronteiras”.
No dia 13, às 10h, a Embaixada da Itália no Brasil, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), organiza o evento “Imigração italiana no Brasil e língua como espaço de identidade e cultura: Zélia Gattai Amado”. A palestrante convidada será a escritora e pesquisadora italiana Antonella Rita Roscilli, que apresentará seu livro “Zélia Gattai Amado e l´Emigrazione italiana in Brasile” (Editora Cosmo Iannone).
Por meio da vida e obra da escritora ítalo-brasileira Zélia Gattai Amado, o livro reconstrói os caminhos da emigração italiana, os desafios da integração e o papel da língua como fio condutor da identidade cultural.
A palestra será uma reflexão da autora sobre os temas da emigração italiana e o papel da língua na transmissão da memória, da cultura e dos valores entre gerações.
Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil(e), fará a abertura do evento e afirmou: “Celebrar a Semana da Língua italiana no mundo significa reafirmar o valor da nossa língua como espaço vivo de encontro e identidade. No Brasil, país que acolheu milhões de italianos, a língua também representa a memória da emigração e uma ponte cultural entre as nossas sociedades. Os testemunhos de Zélia Gattai, trazidos à tona pela pesquisa de Antonella Rita Roscilli, mostram como as raízes italianas continuam a florescer em solo brasileiro”.
Durante o evento, serão disponibilizados exemplares do livro a ser apresentado.
A Semana da Língua Italiana no Mundo é promovida anualmente pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI) em colaboração com a Sociedade Dante Alighieri e diversas instituições culturais e acadêmicas.
Com esta iniciativa, a Embaixada da Itália
e a Universidade de Brasília se unem às celebrações globais da Semana da Língua Italiana, contribuindo para a promoção da língua como ferramenta de diálogo intercultural e fortalecendo os laços bilaterais históricos e culturais entre a Itália e o Brasil.