Neste sábado (6), o Bake Off Brasil: Mão na Massa entra no clima da reta final com um episódio repleto de emoção e raízes culturais. Antes de iniciar a prova, os confeiteiros recebem mensagens especiais de familiares para motivá-los a garantir mais uma semana da disputa.
A apresentadora Nadja Haddad destaca, “a gente sabe que esse Top 5 não chegou aqui sozinho. Todos nós sabemos que lá fora da tenda tem uma multidão de amigos, fãs, familiares que estiveram de alguma forma presente durante toda essa temporada, toda essa jornada incentivando e torcendo por vocês”.
Depois do momento em família, o Top 5 encara um desafio que celebra a riqueza do Nordeste brasileiro e devem criar um bolo que reverencie a estética e a tradição dos cordéis da região. Para inspirar os confeiteiros, a chefe Beca Milano apresenta o Bolo Cordel, criação que celebra a tradição de pendurar folhetos em cordas para a venda em feiras e mercados. Nessas ocasiões, os vendedores costumavam declamar versos ao som da viola, enquanto as capas dos livretos exibiam a estética inconfundível da xilografia, uma técnica em que desenhos são entalhados em madeira e depois impressos no papel.
Os competidores devem criar um bolo que conte uma história no estilo de cordel. O preparo deve ter no mínimo dois andares, e um deles deve ser obrigatoriamente de bolo verdadeiro com pelo menos 20cm de diâmetro e recheio dividido em duas camadas. A decoração deve incluir uma pintura e uma modelagem em 3D com ao menos 10 centímetros de altura.
A chefe Beca Milano dá dicas para os confeiteiros, “o cordel é um tipo de poema impresso, simples e popular. Essa pintura preta no bolo retrata a técnica da xilografia e hoje vocês vão ter que representá-la na entrega de vocês. Usem a criatividade e claro, honrem essa cultura tão preciosa”.
Já o chefe Giuseppe Gerundino reforça, “o cordel tem uma linguagem muito típica, muito própria. É preto no branco, então tem que ter bastante contraste, desenhos bem marcados e uma estética com muita personalidade”.
Na prova técnica, os confeiteiros encaram uma das técnicas mais temidas da confeitaria e realizam uma elegante Guirlanda de Macarrons. O tradicional símbolo de boas-vindas aparece em uma versão sofisticada, composta por cinquenta unidades do doce, nos sabores maracujá e cajá. A finalização conta com mirtilos frescos, physalis, ramos de alecrim e um toque de dourado para reforçar a elegância do preparo. Um episódio cheio de criatividade, referências culturais e emoção, marcando o início da fase decisiva da competição.
O Bake Off Brasil: Mão na Massa vai ao ar neste sábado, às 20h45, no SBT.