Educação em cartaz

*Professores premiados do CurtaENEM ministram aulas no cinema*

O projeto CurtaENEM — iniciativa do Curta!Educação, com patrocínio da Claro, que oferece acesso gratuito a mais de 400 filmes para serem usados como ferramenta pedagógica — realizou no início do mês de dezembro, a nova ação “Sua Aula no Cinema”, vertente do Prêmio Professor-Autor, que reconhece o trabalho docente e premia educadores por ministrarem aulas exclusivas em salas de cinema, a partir de filmes da plataforma. Três professores venceram o concurso e foram selecionados para conduzir suas turmas em sessões especiais, transformando a tela grande em ambiente pedagógico inovador.

Duas sessões aconteceram pela manhã, no Estação NET Rio (Botafogo – RJ). Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Marieta Cunha da Silva (Bangu – RJ) participaram de uma aula multidisciplinar conduzida pela professora de filosofia Larissa Cristina Duarte e pelo professor de biologia Irapoan Bertholdo, a partir dos filmes Imagine uma menina com cabelos de Brasil e Cores e Botas.

“O CurtaENEM, pra mim, é um prato cheio. Ter essa cartela de vídeos interessantes à disposição para usar nas minhas aulas… São filmes que não chegam até eles [alunos] pelo cinema comercial. Existe esse trabalho de curadoria do professor, de escolher, de pensar a sua aula orientada para aumentar o repertório cultural dos alunos”, destaca Larissa. Ela ainda complementa: “Por isso a importância de ter um canal acessível que tá preocupado realmente com a formação de base, de ter esse contato com o professor da escola básica pra conseguir divulgar a nossa produção nacional”.

Na mesma manhã, também estiveram presentes os alunos do 9º ano da Escola Municipal General Mourão Filho (Duque de Caxias-RJ), que participaram de uma aula de Educação Ambiental ministrada pela professora Solange Cabral de Lima, inspirada nos filmes Plantando nas escolas, Somando histórias e Cuidar da terra.

No período da tarde, no Cine Joia (Copacabana – RJ), foi a vez dos estudantes do Instituto de Educação Gov. Roberto Silveira (Duque de Caxias – RJ), que participaram de uma aula de Sociologia ministrada pelo professor Rogério Wiliams de Paula Duarte, a partir do filme Conceição Evaristo, episódio da série Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana.

“É uma referência pra gente, na educação, como pessoa, como mulher preta, ver uma pessoa que conseguiu estar nesse patamar e com essa relevância que ela conseguiu, acho muito importante esse link com a gente. A gente tá se formando como futuras professoras e ter esse apoio desse projeto de mostrar pra gente que tem como, vamos tentar e vamos embarcar nessa”, relata a estudante Mileny Camilly de Souza.

Já Joana Melo acrescenta: “É por isso que eu gosto de documentário, porque eu crio um senso crítico em diversos assuntos e que me fazem ter como referência uma luta e me posicionar da maneira certa em vários assuntos”.

O professor Rogério destacou ainda o impacto da vivência: “A maioria das estudantes não conhecia o Aterro do Flamengo e muito menos Copacabana. Cinema? Foi a primeira vez. O dia de ontem vai ficar marcado para sempre em suas lembranças”.

Os filmes citados, planos de aula e relatos da experiência “Sua Aula no Cinema” estão disponíveis gratuitamente em CurtaENEM.org.br.

A iniciativa reafirma o compromisso do CurtaENEM em aproximar educação e cultura, oferecendo aos jovens uma experiência que une reflexão crítica, arte e conhecimento em um espaço simbólico e inspirador. “Sua Aula no Cinema” seguirá contemplando mais professores e estudantes em 2026. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Preencha o formulário e cadastre-se