Combater a desinformação climática é crucial!

 

️No contexto da crise de chuvas sem precedentes que assola o estado do Rio Grande do Sul, o combate à desinformação climática e às fake news socioambientais assume contornos ainda mais urgentes. Perfis de influencers, e até de parlamentares, estão sendo investigados pela disseminação de mentiras no cenário de desolação humanitária que atinge os sulistas em um reflexo da crise de informações que vivenciamos.

⚠️ Segundo o próprio comandante do Exército, General Tomás Paiva, as fake news estão prejudicando operações e o apoio às comunidades afetadas. Enquanto as equipes de resgate se esforçam para salvar vidas e oferecer assistência, as notícias falsas minam seus esforços ao causar receio na população sobre o trabalho do poder público.

Para além das desinformações sobre os temporais, a própria falta de informação é um obstáculo histórico na defesa socioambiental. Por isso, confira a veracidade das informações e denuncie as fake news! Precisamos estar atentos e conscientes do papel que cada um de nós desempenha na disseminação da verdade. Ao compartilhar dados e repostar mensagens, verifique sempre suas fontes e busque dados confiáveis.

✍ #cadagotaconta no combate à desinformação e trabalho por um futuro mais sustentável para todos. Afinal, se a informação falsa ameaça, a boa informação salva.

Acompanhe as redes da @umagotanooceano para sempre ficar por dentro das novidades socioambientais!

Preencha o formulário e cadastre-se