Famosa pontada que surge durante atividade física intensa

Especialista explica que a dor é muito mais incômoda do que perigosa

Quem nunca sentiu aquela fisgada chata na lateral direita da barriga quando corre, joga bola ou faz um treino mais puxado? Esse incômodo, na verdade, é uma dor passageira ligada ao esforço físico, mais comum em quem está começando a se exercitar ou ainda não tem muito condicionamento. Atualmente, o nome científico é “Dor Abdominal Transitória Relacionada ao Exercício”. O nome popular surgiu de uma antiga explicação médica de “dor do ar desviado”, que acabou se popularizando como “dor de veado”.

A causa não é totalmente certa, mas os especialistas acreditam que pode ser por causa do diafragma, que é o músculo da respiração, esticando demais e entrando em espasmo, ou até pelo balanço dos órgãos durante o exercício, que puxa os ligamentos internos. Apesar de incomodar, dificilmente tem relação com algo grave. Luiz Fernando Lukas, personal trainer, comenta que, geralmente, a dor aparece quando o esforço da atividade física está perto do limite do condicionamento.

Luiz Fernando Lukas, que é profissional de Educação Física, lembra que, antigamente, havia uma simpatia que indicava colocar uma folha verde em cima do local, presa na bermuda, para dor passar, mas na prática o que funcionava era a pausa que a pessoa precisava fazer para buscar a folha e a respiração voltava ao normal. Cientificamente, a maneira mais eficiente de aliviar é diminuir o ritmo, respirar fundo, apertar levemente o local e esperar alguns minutos até a dor sumir. Se insistir, o melhor é caminhar até passar. Caso a dor permaneça, o indicado é parar a atividade.

Lukas orienta que, para prevenir, o ideal é não se exercitar logo depois de uma refeição pesada, esperar pelo menos duas horas, treinar a respiração, beber água em pequenos goles e fortalecer o abdômen com exercícios de estabilidade. No fim das contas, a “dor de veado” é muito mais incômoda do que perigosa e, quando aparece, basta ajustar o ritmo que logo vai embora.

LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – @luizfernandolukas – https://www.instagram.com/luizfernandolukas/

Preencha o formulário e cadastre-se