Feira da Mata: Um Oásis de Aprendizado, Diversidade e Cultura da Paz

 

No próximo domingo, dia 24 de março, das 9h às 14h, todos os caminhos levam a Feira da Mata, um espaço não apenas comercial, mas um lugar de aprendizado, celebração da diversidade e promoção da cultura da paz. A Feira acontece uma vez no mês e não só impulsiona a economia local, permitindo que comerciantes, artesãos e agricultores vendam seus produtos, mas também serve como um ponto de cultura enriquecedor.

Nesta edição especial, a Feira da Mata se destaca ainda mais, com a participação de 45 estudantes da rede pública. Eles serão imersos em uma programação única, dedicada à construção de ecoblocos , composteira e interação com os feirantes promovendo não apenas o aprendizado prático, mas também valores de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Além disso, a programação inclui rodas de diálogos sobre economia solidária e sustentabilidade, fornecendo um espaço para reflexão e colaboração entre os estudantes, professores, feirantes e consumidores. Assim, a Feira se transforma em uma grande aula viva, onde o conhecimento é compartilhado de forma dinâmica e prazerosa.

“O que fica de verdade numa educação são estes momentos lúdicos e telúricos”, destaca Valdo Oliveira, ressaltando a importância da Feira como um catalisador para uma educação integral ao ar livre. Esta abordagem holística está alinhada com os princípios da Carta da Terra e os objetivos da Agenda 2030, que enfatizam a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e a construção de sociedades mais justas e equitativas.

Dentro desse contexto, a Feira da Mata também promove competências e habilidades essenciais para a formação integral do ser humano, como pensamento crítico, colaboração, comunicação eficaz e consciência socioambiental. Através de apresentações de música, dança e poesia, os participantes são incentivados a expressar também sua criatividade e celebrar a riqueza cultural da comunidade. Portanto, vamos todos para Feira onde em cada troca vinculos se criam e mundos distintos coexistem numa só melodia. Tássio S. Cardoso. ( Doutor em Educação pela UNEB).

Preencha o formulário e cadastre-se