No dia 4 de dezembro, o restaurante Jubiabar, situado na Rua Conselheiro Pedro Luíz, 79, no bairro do Rio Vermelho, será palco de uma noite que celebra a arte em sua multiplicidade. A partir das 19h30, o escritor, compositor e cantor Jorge Franklin Pereira faz um lançamento duplo que consolida sua trajetória como artista: o livro “O Pintor de Sonhos (Soletrando a Canção)” em segunda edição, revista e ampliada, e o CD “Pra Minha Vida Só Liberdade (Navegando, Naveguei)”.
A noite promete ser um encontro entre poesia, música e a força das colaborações artísticas que transcendem fronteiras. A presença de músicos do primeiro escalão como Yacoce Simões, Marco Lobo, Luizinho do Jêje, Ivan Sacerdote, Joatan Nascimento, além de jovens talentos como João Mendes e Clara Maria, reafirmam o compromisso de Jorge Franklin Pereira com a valorização da música baiana e brasileira.
O livro – esta nova edição de “O Pintor de Sonhos” é uma verdadeira “quitanda cultural”, define o autor. Com 80 novos textos, entre letras, poemas e ensaios, o livro combina prosa e verso, explorando temas que vão da crítica literária à filosofia, do Direito à música. Além disso, traz letras musicadas com transcrições em partitura. O prefácio assinado pelo professor doutor Francisco Ferreira de Lima enriquece a obra ao lançar um olhar perspicaz sobre o fazer artístico de Jorge Franklin.
Com um texto envolvente e multifacetado, “O Pintor de Sonhos (Soletrando a Canção)” transcende os limites da literatura tradicional. O autor, inspirado em Fernando Pessoa, reflete sobre sua trajetória pessoal e artística: “São horas, talvez, de eu fazer o definitivo esforço de olhar para minha vida. Vejo-me no meio de um deserto imenso. Este livro reflete o caminho que trilhei até aqui, a última tentativa do ego, uma jornada entre palavras e melodias”, diz ele, que revisita e reinventa sua obra nesta edição especial.
O CD “Pra Minha Vida Só Liberdade (Navegando, Naveguei)” – Este segundo álbum de Jorge Franklin Pereira reúne composições que celebram a liberdade e a poesia do cotidiano. Com a participação de músicos e cantores de renome, o disco conta com as vozes das espanholas Marta Santamaria e Mari Gomez, e a excelência dos violonistas espanhóis Carlos Blanco e Enrique Duran. Gravado ao longo de mais de quatro anos, o CD reúne 16 faixas e conta com a produção musical de Alex Mesquita, que também contribui como intérprete, instrumentista e parceiro criativo em diversas faixas.
Em “Pra Minha Vida Só Liberdade”, Jorge Franklin se debruça sobre a história da música brasileira, homenageando suas tradições e oferecendo uma perspectiva contemporânea, sempre com um olhar poético e reflexivo. “Um sonho leva a outro”, diz Jorge Franklin, que descreve o trabalho como um desdobramento do seu primeiro álbum, “Da Razão da Palavra Ao Encanto da Canção”. O artista considera este CD um marco de êxito estético em sua trajetória musical.
Diversidade cultural e parcerias – O álbum dialoga com o folclore brasileiro e espanhol, adaptando textos e melodias para criar um rico mosaico sonoro. E também traz entre os “parceiros letristas” Fernando Pessoa, Paulo Leminski e o poeta espanhol Antonio Machado. A produção do álbum é descrita pelo músico Alex Mesquita como uma jornada transformadora. Além de produtor, arranjador e instrumentista, contribuiu em várias faixas com violões, guitarras, cavaquinho, contrabaixo e percussão, além da engenharia de som, mixagem e masterização. “Foi uma oportunidade de amalgamar todas as áreas do conhecimento musical que desenvolvi ao longo da minha carreira”, diz Mesquita.
O trabalho reflete um conceito raro nos dias atuais: um álbum denso, quase um álbum duplo, com uma riqueza musical e estética que reverbera a vasta bagagem artística dos dois autores. Gravado no home studio de Alex, o álbum é um exemplo de dedicação artesanal, desde a microfonação e captação até as etapas de mixagem e masterização.Mais que um álbum, é uma síntese de encontros entre a poesia e som, tradição e inovação entre artistas de diferentes trajetórias que, juntos, criaram uma obra autêntica e profundamente harmônica. Já está disponível em todas as plataformas digitais.
Serviço:
Lançamento da segunda edição do livro “O Pintor de Sonhos (Soletrando a Canção)” e do CD “Pra Minha Vida Só Liberdade (Navegando, Naveguei)”
Data: 4 de dezembro de 2024
Horário: 19h30
Local: Restaurante Jubiabar – Rua Conselheiro Pedro Luiz, 79, Rio Vermelho
Produção : Deo Carvalho e Luzia Moraes
Sobre Laluche
Laluche cantora e comunicadora infantil que, desde os 9 anos, comanda o programa Xou da Laluche. O objetivo do programa é resgatar a magia de ser criança, fortalecer os laços familiares, cultivar a inocência e resgatar o que se perdeu com o avanço da tecnologia, reacendendo valores familiares.
Filha de um sírio, Laluche é disciplinada, dedicada aos estudos e fluente em inglês. Carismática e apaixonada pela família, ela também se envolve em diversos projetos voltados à inclusão social. Apesar da pouca idade, com apenas 12 anos, Laluche já possui uma carreira artística impressionante de sucesso, tendo entrevistado importantes líderes, empresários, artistas renomados brasileiros e internacionais.
Uma apresentadora nata, Laluche está construindo sua trajetória com brilho, caráter e dignidade, destacando-se no cenário artístico infantil.
Sobre Laluche
Laluche é uma cantora e comunicadora infantil que, desde os 9 anos, comanda o programa Xou da Laluche. O objetivo do programa é resgatar a magia de ser criança, fortalecer os laços familiares, cultivar a inocência e trazer de volta os valores que muitas vezes se perdem com o avanço da tecnologia.
Filha de um sírio, Laluche é disciplinada, dedicada aos estudos e fluente em inglês. Carismática e apaixonada pela família, ela também se envolve em diversos projetos voltados à inclusão social. Apesar da pouca idade, com apenas 12 anos, Laluche já possui uma carreira artística impressionante de sucesso, tendo entrevistado importantes líderes, empresários, artistas renomados brasileiros e internacionais.
Uma apresentadora nata, Laluche está construindo sua trajetória com brilho, caráter e dignidade, destacando-se no cenário artístico infantil.