Um dos artistas mais completos e admirados do Brasil, Moacyr Franco é o convidado do The Noite desta quinta-feira, 16 de outubro. Em uma entrevista repleta de boas histórias, emoção e risadas, o cantor, compositor, escritor, apresentador, ator e humorista comenta sobre a trajetória que construiu, uma história que se confunde com a própria evolução da música e da televisão brasileira.
Atualmente, Moacyr está em turnê com o espetáculo “Contos e Cânticos”, um formato que une humor, música e memórias. Ele se apresenta em teatros, clubes e até em eventos privados, e recentemente levou mais de 10 mil pessoas ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
No programa, o artista relembra momentos marcantes da carreira musical e comenta sucessos que atravessaram gerações. “Cada lance da minha vida atualmente me emociona demais. Imediatamente passa pela minha cabeça tudo o que eu vivi e estou vivendo. Estou vivo cantando, e meus filhos estão começando a vida cantando também. Isso é muito bonito”, conta.
Autor e intérprete de clássicos, Moacyr Franco fala sobre canções que se tornaram parte da memória afetiva do público, como “Me Dá Um Dinheiro Aí”, que estourou em todo o Brasil e até ganhou versões curiosas. “Teve uma época em que essa música foi se espalhando por todo lado.”
Ele comenta ainda o sucesso de “Turbilhão”, uma das mais tocadas no Carnaval de Recife, e a emblemática “Balada nº 7”, feita em homenagem ao craque Garrincha.
Moacyr também revive histórias inesquecíveis de sua passagem pela televisão, especialmente no SBT, onde protagonizou momentos icônicos ao lado de nomes como Golias, Canarinho e Carlos Alberto de Nóbrega. “Além de ser engraçado, o Golias era uma pessoa maravilhosa. Vivemos juntos cada coisa! O Canarinho, ele e o Carlos Alberto, que era o patrão… Tenho muito orgulho de ter convivido com eles”, recorda.
Ele revela ainda bastidores curiosos de sua trajetória, como o fato de ter participado da primeira transmissão a cores da TV brasileira. “Ninguém sabia disso. Todos falam que foi em 1971, na TV Gaúcha, e todos contam essa história. Mas, no final de 1963, meu querido amigo Boni disse: ‘Nós vamos transmitir hoje em cores. Vem ver a câmera’”, lembra.
Entre muitas histórias, Moacyr comenta ainda que foi o primeiro a fazer merchandising na TV, que chegou a substituir Silvio Santos na Globo, e que até “deu um cano no Papa” durante uma visita ao Vaticano.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.