Na última segunda-feira, dia 15/09, o SBT exibiu a novela Rubi e impactou 4,4 milhões de pessoas em todo o Brasil. No PNT, índice que reúne as quinze principais regiões metropolitanas do País, o folhetim marcou 2,9 pontos de audiência, 7,1% de share e 3,3 pontos de pico. Em comparação com as quatro segundas-feiras anteriores, a novela aumentou a audiência da faixa horária em 4%. Durante a exibição da novela, o público era composto por mulheres (65%); das classes CDE (87%); com 35 ano ou mais (62%). *
O SBT fortalece sua grade vespertina com o retorno de um verdadeiro clássico da teledramaturgia latina. A trama segue conquistando o público e provando sua força atemporal, reafirmando seu lugar entre as histórias mais marcantes da televisão.
O folhetim acompanha a trajetória de Rubi, uma jovem deslumbrante e ambiciosa, inconformada com a pobreza em que vive. Estudando em uma universidade graças a uma bolsa, ela inveja profundamente a vida de luxo de sua melhor amiga, Maribel, uma jovem doce com uma deficiência física. Quando conhece Heitor, noivo de Maribel, e Alessandro, amigo dele, Rubi se encanta por Alessandro acreditando que ele é rico, mas ao descobrir que ele vem de origem humilde, termina o relacionamento para seduzir Heitor. Aos poucos, Rubi revela sua verdadeira face: egoísta, calculista e capaz de destruir amizades e amores para alcançar riqueza e status.
Rubi se casa com Heitor, mas sua obsessão por Alessandro persiste, mesmo após ele se envolver com Maribel. Envolvida em jogos de manipulação, traições e chantagens, Rubi acaba sendo a responsável por diversas tragédias, como a prisão de Caetano (noivo de sua irmã), a morte de Sônia (esposa de Alessandro) e o colapso familiar causado pelas mentiras de Genaro. Mesmo com várias chances de redenção, Rubi segue priorizando sua ambição. Sua vida desmorona aos poucos: perde o bebê que esperava de Alessandro, é desmascarada por diversas armações e, após tentar forjar uma gravidez, acaba desfigurada e amputada após um acidente.
Rubi colhe as consequências de suas escolhas, mas sua sede de vingança permanece viva através de Fernanda, sua sobrinha. Anos depois, Fernanda reaparece na vida de Alessandro, agora um médico respeitado, pronta para dar continuidade ao legado sombrio de Rubi. O ciclo de manipulação, vingança e obsessão está prestes a recomeçar, deixando no ar a dúvida: será que a história se repetirá?